Obra / Arquitetura

EDIFÍCIO DENASA
Ano: 1972
Local: Brasília
País: Brasil
Descrição:

 

"Um projeto para a zona bancária  de Brasília não permite muita inovação. O regulamento local fixa as dimensões e altura do bloco, seus recuos laterais no pavimento térreo, uma galeria com 6,50mts de pé direito numa das extremidades do edifício e as empenas, fechadas, sem janelas.
O projeto, no caso, se resume em adotar uma solução interna correta, proteger as fachadas insoladas, criar para o térreo aspecto diferente, corrigindo, inclusive, o coroamento do prédio, sempre pobre nos edifícios já executados como se verifica pelas fotografias.
O projeto que apresentamos localiza os acessos nos locais apropriados - na fachada norte, a mais insolada - permitindo que o hall principal abra para a galeria ou para a fachada lateral se preferível. Fixados os acessos, sanitários, divisões internas, etc, estudamos as fachadas devidamente moduladas: uma - a fachada sul - toda em vidro, conforme detalhe anexo, com elementos verticais de alumínio e horizontais de neoprene, a outra provida de brise-soleils de concreto, solução indispensável, seja ou não, adotado um sistema de ar condicionado. E criamos os arcos das fachadas, simples, delgados, repetidos no último andar, o que dará ao prédio acabamento melhor e apurado.
Para o terraço propomos um local destinado a reuniões, recepções, palestras, etc, com salão de estar, reuniões, bar e um auditório para 200 pessoas.
Quanto aos acabamentos damos a maior importância às esquadrias que deverão seguir rigorosamente os detalhes fornecidos, sugerindo que os arcos das fachadas fiquem no concreto bruto (como o Itamaraty) e as empenas revestidas de cerâmica branca. Os brise-soleils deverão ter pintura de cor (amarelo ou azul) de acordo com a maquete ficando os detalhes menores do prédio para definição posterior.
 
NB.  Quanto ao ar condicionado, achamos indispensável prever um sistema que permita - quando desejável - a colocação de aparelhos junto às esquadrias, evitando sejam colocados do lado de fora, o que é péssimo e quase inevitável
A solução que propomos anula esse inconveniente , conforme mostra o detalhe de esquadrias. Propomos ainda 2 subsolos para garagem e um tentativa junto a PDF para que a rampa de acesso possa ser feita fora do perímetro de construção." *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Edifício Denasa]. Paris 3.7.72. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.