Obra / Arquitetura

COSTEIRA PALACE HOTEL
Ano: 1983
Local: Natal
País: Brasil
Descrição:

 

"O projeto deste hotel apresentava varios problemas. O primeiro era o vento .que naquela área corre fortemente pela praia; o segundo, a praia coberta de rochas  sugerindo uma solução protetora e o terceiro, o próprio programa complexo e variado prevendo um hotel mais aberto que garanta aos hóspedes a possibilidade de nele circularem sem os controles usuais.

Como o problema do vento era a nosso ver, o mais grave, sobre ele nos debruçamos atentos, preocupados em encontrar uma solução que não se limitasse a proteger os espaços internos as toda a área incluindo as zonas de esporte e lazer. E isso nos levou à fachada inclinada que tudo protege sem cortar a vista para o mar. Dessa solução surgiram os jardins - um verdadeiro parque - com piscinas, campos de tênis, bares, etc. E a solução a garantir ao hospede a liberdade desejada de entrar e sair do seu quarto sem o controle da portaria dos hoteis tradicionais. Até para ir à praia essa liberdade lhe é oferecida circulando pela galeria subterrânea a ela diretamente ligada. Mas um hotel exige funcionamento exato e isso procuramos atender cuidadosamente. A entrada por exemplo é feita nível +3 onde ficam os acessos verticais. Daí o hóspede ou sobe para os salões do hotel ou segue para o seu quarto pela galeria subterrânea.  Nesse mesmo nível ficam a administração, os serviços técnicos, os alojamentos, a cozinha etc. Esta última ligada aos restaurantes e à boate pelas estações de serviço (elevadores. monta-pratos, copa etc) projetadas.

O bloco dos quartos tem apenas dois pavimentos e a solução permite que os hóspedes possam sair dos quartos para o jardins sem passar pela galeria interna. Na verdade o quarto vai funcionar como numa pequena casa com ligação direta e independente com os jardins e a construção será simples e econômica. A ligação quarto-restaurante mereceu igualmente nossa atenção com a previsão de um sistema de monta-pratos horizontal que em 2 minutos levará as refeições às estações de serviço onde foram projetadas copas, depósitos, rouparias, alojamentos de empregados enfim tudo que permitirá independência funcional para o bloco dos quartos.

Um centro de embelezamento também foi previsto com salas de massagem, ginásticas, banhos, controle médico, cozinha dietética etc nos moldes do Centro de Saúde 'Costa' na Califórnia.

Eis o que podemos dizer sobre este projeto cujos problemas físicos e programáticos nos levaram a soluções inusuais, fazendo-o diferente de todos os outros hotéis do país."  *1

 

*1 NIEMEYER, Oscar. [CPH]. 23/5/83. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.