Obra / Arquitetura

HOTEL IPANEMA
Ano: 1971
Local: [?]
País: Brasil
Descrição:

 

"O projeto e simples é fácil de compreender. Primeiro fixei o partido - o bloco de quartos - evitando que as fachadas laterais dos prédios anexos contassem na composição na composição arquitetural, localizando-o em posição transversal o que ampliou a linha da fachada e a boa distribuição dos quartos. Mas a área interna, destinada aos acessos e serviços gerais não era suficiente o que me levou a encurvar a linha da fachada.
Fixado o partido comecei a estudar os acessos, a localização dos diversos setores do hotel e suas ligações indispensáveis, situando no subsolo a garagem, a casa de maquinas do ar condicionado e um depósito; no térreo, o 'foyer', o vestiário e o depósito de roupa; no 1º pavto, o restaurante, a cozinha e a lavanderia; nos andares normais - do 2º ao 14º - os quartos e as estações de serviço; no terraço o bar e a piscina.
E criei acessos verticais independentes para público e serviço e um sistema de monta-cargas que permite a ligação direta entre cozinha, o deposito de roupas e a lavanderia com as copas e a rouparia dos andares.
Mas um hotel constitui hoje problema mais complexo do que se imagina. Não basta construir um hotel moderno e confortável. Será apenas mais um hotel entre os inúmeros hotéis que surgem na cidade. O importante é dar-lhe características próprias que o destaquem dos outros, que o tornem diferente e conhecido.
Isso explica a fachada recortada, os quartos protegidos e íntimos sem perder a vista magnífica, os andares onde o tradicional corredor é substituído por um espaço novo, agradável e indefinido."  *1
 
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Hotel Ipanema]. Paris 31.10.71. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer