Obra / Arquitetura

COMPANHIA URBANIZADORA DA NOVA CAPITAL - NOVA SEDE (NOVACAP - NOVA SEDE)
Ano: 1976
Local: Brasília
País: Brasil
Descrição:

 

"A Novacap deve, a nosso ver, orientar a arquitetura de Brasília e para isso sua nova sede servirá de exemplo se constituir obra correta e inovadora; uma expressão tanto quanto possível pura da arte contemporânea.
Com esse objetivo, ao projetá-la desprezamos as fórmulas usuais e repetidas, adotando indiferentes aos preconceitos de falsa economia, uma solução mais técnica e atualizada.
Nosso projeto prevê seis pontos de apoio para as vigas de cobertura que sustentam os tirantes e as quatro lajes de piso, solução que a primeira vista pode parecer onerosa ou difícil de executar mas que na realidade não apresenta, de acordo com os especialistas consultados, nenhum problema técnico. É mais espetacular sem dúvida, porém simples, clara e definida, resumindo suas solicitações estruturais ao dimensionamento dos montantes, vigas e lajes.
Por outro lado, a solução proposta, garante inúmeras vantagens inclusive uma flexibilidade exemplar o que é fundamental em prédio dessa natureza. Os andares, por ex., ficam livres de colunas ou tirantes, aptos a todas as modificações que o futuro exigir e esta flexibilidade - que as divisões removíveis completam - se acentua com a localização dos acessos fora do bloco, liberando-o inteiramente para as salas de trabalho.
Em todo o projeto a preocupação de funcionalidade está presente, até mesmo nos tetos falsos sugeridos sob os quais passarão de maneira livre e uniforme os sistemas de iluminação, ar condicionado etc.
O projeto atende o programa fornecido de salas separadas mas poderá no futuro - se desejável - ser adaptado para o tipo escritório-paisagem - em uso por todo o mundo.
A importância da Novacap construir um prédio diferente e de lembrar que Brasília é a capital do país, que sua arquitetura não deve ser limitada aos problemas práticos e funcionais, ams criar beleza e enriquecer a cidade."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Companhia Urbanizadora da Nova Capital - Nova Sede NOVACAP]. Rio 9.7.76. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer