Atividades / Documentação e Pesquisa

O Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Oscar Niemeyer guarda o maior acervo bibliográfico e documental sobre o arquiteto, tornando-se referência e ponto de partida para qualquer iniciativa relacionada à pesquisa e difusão da obra e trajetória de Oscar Niemeyer, bem como à memória da moderna arquitetura brasileira. Dedica-se às atividades permanentes de atendimento à pesquisa e de organização e preservação do acervo de Oscar Niemeyer, apoiando atividades de informação e divulgação, como exposições, eventos e publicações.

Arquivo

O acervo de Oscar Niemeyer, núcleo das atividades desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa e Documentação, provem de seus escritórios no Rio de Janeiro e em Paris, onde desenvolveu nas décadas de 1960 e 1970 seus projetos para a Europa, África e Oriente. O acervo do arquiteto é composto por documentos arquitetônicos, documentação textual, peças museológicas, maquetes e documentos fotográficos e audiovisuais.

Para pesquisar documentos digitalizados do acervo, clique aqui: http://niemeyer.org.br/obras

Biblioteca

O Centro dispõe, ainda, de uma biblioteca especializada, constituída por cerca de 5000 livros e folhetos e 4000 volumes de periódicos. Solicitações de Pesquisas ou informação devem ser encaminhadas por correspondência ou e-mail. O acesso à biblioteca ou ao acervo é restrito a alunos de pós-graduação. As consultas à biblioteca deverão ser agendadas com antecedência mínima de 10 (dez) dias.