Obra / Arquitetura

Fundação Oscar Niemeyer
EMPRESAS GRÁFICAS "O CRUZEIRO" - SEDE
Ano: 1949
Local: Rio de Janeiro
País: Brasil
Descrição:

 

"O projeto para o prédio das Empresas Gráficas "O Cruzeiro" tinha, em primeiro lugar, que atender aos requisitos apresentados no programa, objetivando o maior rendimento para o trabalho.
Com esta intenção procuramos interpretar os gráficos e racionalização dos serviçõs, previamente organizados por aquela empresa, em função dos quais distribuímos as diversas seções, nos andares.
Procurávamos, inicialmente, situar os acessos verticais, devidamente centralizados, observando como condição indispensável um afstamento mínimo de 10 metros das fachadas, afim de permitir o aproveitamentomáximo das mesmas.
A planta fixada evita a localização usual da expedição no pavimento térreo, com o estacionamento inconveniente das caminhonetes junto às entradas, assim como - o que no caso era mais grave com a redução inevitável dos 'halls', entradas e serviços mais diretamente ligados ao público.
A solução adotada, que garante o máximo de eficiência para os serviços de expedição , aproveita logicamente para garage e depósito de papéis os fundos do terreno, onde a iluminação está prejudicada pela rua lateral e diferenças de níveis existentes.
Os problemas de circulação foram também cuidadosamente estudados, prevendo-se 'halls' e acessos verticais independentespara as oficinas e direção, sendo ainda prevista, em todos os andares uma estação de controle com serviços de monta-papéis, telefones, etc.
O mesmo critério foi adotado para a circulação de veículos que se adapta aos níveis locais e a rua lateral, garantindo mesmo nas horas de maior tráfego, boas condições para o serviço.
Apesar do depósito de papel ser diretamente ligado a todos os andares por monta-cargas especiais, foi estudada ainda uma entrada de papel para o primeiroandar das oficinas.
A disposição interna da redação e administração obedece ao programa apresentado, sendo por nós sugeridos uma sala para reunião e um gabinete fotográfico com laboratório etc.
O restaurante, provisoriamente localizado no mesmo piso, será de futuro, transferido para o oitavo, onde poderão ser previstas salas para ssistência médica, dentária, cursos técnicos, etc.
A localização da administração e sobreloja no quinto pavimento tem como vantagem sua utilização posterior para oficinas, quando transferido o resturante para o oitavo.
Plasticamente a, a solução procura representar o espirito arquitetõnico da nossa época. A fachada lateral, que corresponde às oficinas, será toda envidraçada e provida de uma colméia de ceramica, cuja finalidade será evitar a incidência direta do sol nas salas de trabalho. (9 hs. às 11 horas).
A fachada principal será constituida por um 'brise-soleil' horizontal, que terá como elemento de proteção a mesma finalidade." *1
 
 
*1 EDIFÍCIO Sede empresa gráfica O Cruzeiro. Revista arquitetura e  engenharia. n.16, p.24-6, mar-abr 1951.