Obra / Arquitetura

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS
Ano: 1965
Local: Belo Horizonte
País: Brasil
Descrição:

 

"1. O atual palácio do Governo de Minas Gerais, apresenta tais deficiências, que nos surpreende não ter sido até hoje substituído. São deficiências de toda ordem: nas áreas úteis, na circulação mal distribuída, nos ambientes inadequados para as funções neles exercidas etc. Na verdade, esse prédio não constitui um verdadeiro palácio, mas uma casa burguesa, sem maior importância.
 
2. Reformar o referido edifício ou dar-lhe, por ex, a única finalidade de residência do Governador, seria solução criticável e protelatória principalmente.
 
3. No local em que o atual edifício está construído - que é a praça principal da cidade - deve ficar o Palácio do Governo - o palácio de despachos - onde o Governador recebe e atende o Povo que o elegeu.
 
4. A solução, a nosso ver, é construir um novo palácio, o palácio monumento que o local sugere: vertical, lógico e imponente. Capaz de marcar o Governo que o construir.
 
Nota:
Em área, êsse palácio vertical corresponderia a um edifício de 9 pavimentos, com 80 mts de comprimento e 15 de profundidade, ou para ficar mais claro, seria igual a um dos ministérios de Brasília.
 
O prédio em apreço, terá 20 ou 25 pavimentos e compreenderá:
1. Gabinete do Governador (salão nobre, auditório, salão de audiências, salas do gabinete, secretarias ou serviços diretamente ligados ao Governador.
 
2. Residência do Governador (com os acessos completamente independentes, como se a residência fosse construída em outro edifício).
 
3. Terraço e pouso de helicóptero."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Palácio do Governo de Minas Gerais. 05/04/1966. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.