Obra / Arquitetura

Fundação Oscar Niemeyer
PAMPULHA IATE CLUBE
Ano: 1962
Local: Belo Horizonte
País: Brasil
Descrição:

 

"A idéia predominante no projeto do Pampulha Iate Clube (Belo Horizonte) e que o caracteriza, foi a de encontrar um tipo de estrutura que permitisse grandes balanços, aumentando _ conforme as conveniências de utilização _ os espaços internos, ligando salas e jardins, num conjunto único e variado. Por isso, previmos duas fileiras de colunas sôbre as quais se apoiam as vigas de cobertura, espaçadas no sentido transversal de metro em metro, e cuja secção atende às solicitações dos balnços que o projeto estabelece.
Com êsse processo foi possível fugir às normas rígidas e regulares que usualmente caracterizam as coberturas e prevê-la, ao contrário, recortada, avançando ou recuando sôbre o jardim e a piscina, em função do ambiente a criar e da própria arquitetura. Dentro dêsse princípio, desenvolvemos o projeto tendo em vista ainda a conformação do terreno e a necessidade de não ocupá-lo em demasia a fim de preservar os espaços necessários aos jardins, piscinas, "play-grounds", etc.
Isso justifica a solução adotada para a sede social, com um piso em subsolo, onde se localizam a secretaria, os 'toilettes', barbearia, salão de beleza e sala de jôgo carteado, essas últimas. servidas por um pátio também rebaixado que lhes dá a intimidade desejável.
Somente as salas, biblioteca, o salão de festas e o restaurante foram mantidos no pavimento térreo, o que garantiu a solução transparente e envidraçada que se integra harmoniosamente com o exterior e no esplêndido panorama da reprêsa.
A distribuição dos demais elementos do conjunto foi sugerida pela conformação do terreno, que os disciplinou de forma definida, deixando em um nível superior apenas a sede social, as piscinas e o 'play-ground', e, em outro, a parte técnica: os campos de esporte, os vestiários, os departamentos de duchas, massagens, saunas, etc."  *1
 
 
*1 PAMPULHA Iate Clube. Módulo, Rio de Janeiro, v.7, n.27, p.2, mar.1962.