Obra / Arquitetura

RESIDÊNCIA DUBONNET
Ano: 1966
Local: [?]
País: França
Descrição:

 

"O local é tão belo que cumpre preservá-lo. Sugere-nos uma solução simples e geométrica, uma solução que, pelo contraste, possa valorizá-lo ainda mais. Daí evitarmos uma planta recortada - tantas vezes confusa - planta que o ambiente não deve permitir.
O partido que adotamos baseia-se numa placa de concreto pousada sobre o terreno, cortando-o no sentido transversal. De um lado ficam os acessos, a residência propriamente dita. Do outro, a parte íntima, as salas de jogo, as piscinas, etc.
A residência tem forma circular, tendo no térreo as salas de estar e jantar e, numa sobreloja, a biblioteca, a sala de música e os quartos (Mr e Mme e hóspedes) com acessos separados, completamente independentes.
A cozinha fica 150 abaixo da sala de jantar e 150 acima do salão de jogos de forma a atendê-los facilmente.
O salão de jogos compreende: cinema, estar, bar, piscina quente e fria, hangar para barco e "deck" para veleiros. Nesse piso foram ainda previstos dois apartamentos para hóspedes e o serviço.
Os carros terão acesso direto à residência, mas nos dias de chuva será possível atingí-la pelo hall inferior, ligado à garagem. Um heliporto também foi projetado." *1
 
 
*1NIEMEYER, Oscar. [Residência Dubonnet]. 11.8.66. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.