Obra / Arquitetura

Fundação Oscar Niemeyer
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Ano: 1967
Local: Curitiba
País: Brasil
Descrição:
"1. O programa do I.E.P. parece-nos amplo demais para as dimensões do terreno, sugerindo um monobloco compacto, largo, capaz de atender todas as solicitações do projeto, sem ocupar demasiadamente o terreno, sem dividí-lo em pátios, como ocorreria certamente com uma solução recortada.
 
2. Evitamos também um bloco com 2 ou 3 pavimentos, preferindo projetá-lo com um andar sòmente sôbre "pilotis" e outro semi-enterrado. Com essa solução simplificamos os acessos que serão por meio de rampas, aumentando a construção no sentido trans versal, garantindo assim maior utilização interna e nos "pilotis", os espaços cobertos indispensáveis. Fora do bloco ficam apenas o ginasium, a escola maternal e o jardim de infância.
 
3. As salas de aula abrem para jardins internos solução que nos agrada bastante, pois mantém a ligação necessária entre o interior e o exterior, sem perturbar os alunos, como garalmente ocorre quando as janelas dão para a rua ou locais movimentados. Esta é a principal característica do projeto.
 
4. Internamente, começamos por definir os diversos setores, prevendo as divisões internas removíveis a fim de manter o I.E.P. atualizado, apto às modificações que o futuro vai exigir. O módulo de 1.20 é o divisor comum que disciplina todo o conjunto.
 
5. Não desejávamos ainda adotar uma estrutura convencional, com muitos apoios, dificultando a flexibilidades interna , para nós fundamental. Daí aproveitarmos as paredes longitudinais dos jardins, transformando-as em vigas-paredes, o que nos permitiu, sem nenhum problema, os vãos de 100 e 40 metros e os balanços de 20 metros fixados no projeto.
 
A variante sugerida para o ginasium incorporando-o ao teatro, cinema, etc. permite melhor aproveitamento do terreno."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Instituto de Educação do Paraná. Rio. 25.3.1967. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.