Obra / Arquitetura

UNIVERSIDADE EM CUIABÁ
Ano: 1968
Local: Cuiabá
País: Brasil
Descrição:

 

"Nossa idéia de universidade é bem diferente das universidades em construção neste país, mas as razões que apresentamos são evidentes e a nosso ver irrefutáveis.
Recusamos a "universidade tradicional", com um edifício para cada faculdade, universidade que exige áreas imensas, universidadede construção onerosa e organicamente desatualizada. A universidade que propomos se baseia na centralização, na flexibilidade, na economia, na pedagogia de adulto, inclusive. Nele centralizamos as salas de aula, anfiteatros e leboratórios em dois edificios. O primeiro compreende todos os tipos de sala - aulas teóricas - o outro, os laboratórios de ciência e pesquisa . Dêsses dois edifícios se utilizam todas as faculdades, cujos órgãos diretores (administração, direção, corpo docente, etc) são localizados em edifício próprio. Essa soluçãopermite enorme flexibilidade e redução no número de salas, garantindo ao ensino - ciência, principalmente - a unidade e o nível tecnico indispensáveis e aos alunos o intercambio de conhecimento conveniente. Em vez de construir muitos prédios - um para cada faculdade, nos limitamos a construir êsses dois edifícios.
Na Universidade de Constantine - Argélia - em lugar dos 40 edifícios programados, projetamos apenas 7, o que representou enorme economia, com a redução da área construída, ruas, movimento de terra, serviços de água, luz, gás, esgôtos, etc.
O caso da Universidade de Cuiabá é diferente, mesmo assim, propomos separar a direção das faculdades num prédio isolado, ficando apenas a parte de ensino - salas de aulas, anfiteatros e laboratórios, localizada nos 2 edifícios de aulas teóricas e ciência. Essa solução permitirá à Universidade de Cuiabá criar novas faculdades sem necessidade de outras construções, bastando para isso instituir seus órgãos diretores que fixarão currículos e horários, podendo - se o desejarem - iniciar as aulas no dia seguinte.
O plano que apresentamos adapta-se ao terreno, à orientação e às conveniências e interligações dos setores programados. Na entrada ficam os controles, a administração e o bloco destinado à direção das faculdades. Depois vem o "capus"; a bilioteca, o auditório, o edifício de aulas teóricas, o de ciência e o de assistência estudantil. Uma passagem coberta liga esses edifícios, continuando até o restaurante e os blocos de habitação. Aí localizamos as residências de professores, alunos e alunas, próximas do restaurante, desfrutando o ambiente agradável do clube, da piscina, do ginásio e campo de esporte. No outro lado, no extremo do terreno, situamos as residências os funcionários. O esquema de circulação adotado, é simples e os veículos atingem todos os setores, servidos de estacionamentos e sem cruzarem o terreno.
Eis as características do estudo que hoje apresentamos e que submetemos aos responsáveis pela nova Universidade de Cuiabá, aguardando suas sugestões, para que o projeto definitivo atenda plenamente as solicitações do programa que organizaram e julgaram por bem nos confiar.
 
Nota:
 
1. edifício ensino (aulas teóricas): paredes transversais removíveis, "pilotis", rampas
 
2.  edifício ensino (ciências): rua subterrânea com acesso a todos os laboratórios. Galeria de tubulações visitável - altura dupla nas salas de aula e laboratórios. Salas de pesquisa no piso superior.
 
3. Administração, direção das faculdades e assistência estudantil: paredes removíveis.
 
4. auditório: 1000 pesoas
 
5. biblioteca: recepção no térreo e no semi enterrado; depósito de livros, arquivos, controles e salas de leitura.
 
6. restaurante: self-service e no semi enterrado: cozinha etc." *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Universidade em Cuiabá. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.