"O Museu de Brasília, em construção na Praça dos Três Poderes, se destina a preservar os trabalhos referentes à construção da nova Capital - ou, melhor, tudo que se refira ao empreendimento da transferência do Goveêrno federal para o centro do país.
O programa exigia, portanto, um local apropriado para exibição desse material, dentro, naturalmente, das conveniências arquitetônicas de um monumento - condição inseparável daquele tipo de construção.
A solução adotada compreende um salão com 170m2, contido entre duas vigas de 35 metros de comprimento, apoiadas em duas colunas-parede de concreto armado, entre as quais se situa a escada de acesso. No interior, onde uma abertura no teto garante a iluminação adequada à exposição, serão apresentados painéis, fotos, desenhos, maquetes, manuscritos - abrangendo desde o concurso para o Plano Pilôto, a construção de estradas, edifícios, aos problemas materiais e econômicos que vão surgindo durante a construção da Nova Capital.
A forma plástica dêsse monumento, exprimeindo por seu arrôjo as possibilidades do concreto armado, atende, também, às características procuradas de sobriedade e beleza." *1
- Projetado para comemorar a fundação da nova capital e em homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek, cujo busto se encontra na fachada.
*1 NIEMEYER, Oscar. Museu de Brasília. Módulo, Rio de Janeiro, v.2, n.12, p.36, fev.1959.
*2 UNDERWOOD, David. Oscar Niemeyer and Brazilian free-form modernism New York: George Braziller, 1994. 127p. (p.75)