Obra / Arquitetura

Fundação Oscar Niemeyer
RENAULT - SEDE
Ano: 1969
Local: Boulogne-Billancourt (Paris)
País: França
Descrição:

 

"Um dos objetivos da Renault é que sua sede constitua uma bela obra de arquitetura, tão bela e diferente que se faça marcar no ambiente de Paris. O estudo preliminar - o plano de massa - assume no caso grande importância. Nêle é que se fixarão os volumes, os espaços livres, as características plásticas do projeto, tarefa difícil tendo em vista uma construção por etapas e principalmente, a previsão de vários edifícios o que mal compreendido poderá mutilar o terreno e a própria composição.
Nossa idéia inicial, idéia que comanda êste estudo, é encontrar um elemento arquitetural capaz de representar as (...) Renault e a indústria automobilística.
Imaginamos para isso um sistema de circulação de veículos que disciplinando a imposição, com viadutos, trevos, passagens de nível, etc, sugira a presença do automóvel, como a demonstrar o que êle exige, separando-o dos pedestres, evitando cruzamentos, etc. Com essa idéia no subconsciente iniciamos êste estudo, começando pelos dois prédios principais: a sede Renault e o hotel.
A primeira com 25 pavimentos e os acessos separados do bloco a fim de garantir-lhe, internamente, total flexibilidade; segundo, com 18 pavimentos e todos os requisitos do conforto moderno.
Examinamos depois os problemas de orientação, circulação, visibilidade etc, optando por duas formas em arco, formas que se contrariam para evitar sejam os dois prédios devassados o que no caso do hotel seria lamentável. Fixados esses dois edifícios procuramos localizar os demais elementos do conjunto, com a intensão de agrupá-los de acordo com suas funções, evitando dividir o terreno com muitos edifícios, preservando assim a beleza do projeto. Como a exposição, o museu do automóvel e o auditório apresentavam idênticas características, os localizamos nos "pilotis" da sede principal: um corpo baixo que sai em curvas pelo terreno, integrado nas formas do auditório, da garagem e do lago artificial.  Assim o salão de exposições e o auditório ficarão no andar térreo, ligados por longas rampas ao museu do automóvel, localizado em piso semi-enterrado (8). Restava ainda situar o "ordinateur" prédio com cerca de 10.000 m², mas logo nos tranquilizamos sentindo que na sede principal também deveria ser localizado. Para isso aumentamos o gabarito desse edifício para 32 pavimentos, ou seja; 25 para a sede, 5 para o ordinateur e 2 para o restaurante que propomos no 16 e 17 pavimentos ou no terraço.
Com essa solução preservamos os espaços livres, criando o grande espelho d'água, dando à circulação de veículos à escala desejada, diretamente ligada a todos os setores, inclusive à garagem, que é (...) com 3 vias distintas, solução que fracionaria o tráfego interno evitando que um carro suba como é usual 8 ou 10 pavimentos.
Estava concluído nosso projeto, com seus (...) prédios envidraçados, seus espelhos d'água, seus espaços livres indispensáveis e a circulação correta - uma grande escultura horizontal - que confere ao conjunto êsse aspecto dinâmico que caracteriza o automóvel e sua presença na vida moderna."  *1
 
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Renault. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.