Obra / Arquitetura

PANORAMA PALACE HOTEL
Ano: 1972
Local: Salvador
País: Brasil
Descrição:

 

"A idéia é projetar um hotel diferente, que não se faça notar pelo bom acabamento, nem pelo luxo, nem pela largueza de espaço que possa oferecer. Muitos hotéis já existem com essas carcterísticas. O importante é que o hotel se imponha pela solução adotada, pela surprêsa arquitetural, pelos ambientes inesperados, informais, que sua arquitetura proporciona.
Mesmo nos locais de turismo e veraneio, os hotéis continuam a apresentar aspectos idênticos: os mesmos halls e portarias, os mesmos salões de estar, leitura, bar, jogos, restaurantes, etc. É a idéia de que a construção deve constituir 'um abrigo'; do lado de dentro os salões, de fora os jardins. Ora, nosso projeto visa justamente o contrário: uma grande marquise sob a qual se localizam os salões, cercados pelos espaços abertos e ajardinados que os separam e completam.
E o hóspede - de short ou bermuda - a transitar de um para o outro, sem cruzar ambientes que no momento não lhe interessam, sentindo satisfeito, que está praticamente ao ar livre, que a indumentária não conta podendo descansar à vontade como se estivesse em sua casa.
Repousando nos salões ou a beira da piscina sob a grande marquise ele sentirá com mais intensidade que se integra no ambiente local, com os coqueirais à sua volta e em frente as praias e o mar da Bahia.
Mas nos quartos - uma torre de 20 andares - ele terá o silêncio e a temperatura amena que o sono reclama. Por isso sugerimos substituir as janelas por mainéis de concreto e vidro fixo o que compensará as despesas do ar condicionado.
Este é o hotel de praia que nos ocorre e que acreditamos terá, pelo seus aspectos inovadores, a repercussão desejada."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Panorama Palace Hotel]. Rio 15.4.72. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.