Obra / Arquitetura

URBANIZAÇÃO EM SANTO ANDRÉ
Ano: 1972
Local: Santo André
País: Brasil
Descrição:

 

"No projeto de Urbanização do Centro Comunitário de Sto. André fixamos como princípio básico a conveniência de que o mesmo atenda as solicitações futuras da cidade. As dimensões do terreno, sua localização e o progresso com que Sto. André se desenvolve justificam  nosso ponto de vista. E isso explica as duas etapas construtivas que propomos quando novos complementos serão adicionados ao conjunto visando mantê-lo na escala urbanística e arquitetônica da cidade. Com esse objetivo previmos na área do hotel a construção de um novo bloco com 25 pavimentos e na zona cultural um teatro experimental, um cinema e uma biblioteca popular.
O projeto que apresentamos adapta-se ao terreno e às suas curvas de nível, criando assim um conjunto mais natural e pitoresco. Daí a pequena barragem projetada da qual decorrem o lago, o restaurante e o teatro ao ar livre. Dentro desse espírito se desenvolve a urbanização que seguindo os desníveis do terreno cria os locais de recreio e lazer: play grounds, piscinas, pista aeromodelismo, etc. No centro do terreno projetamos a praça, protegida como um grande salão. De um lado, sob a galeria de arcadas ficam as lojas, os restaurantes , bares, etc; do outro, o bloco de exposições. Nos extremos, o Museu, e o teatro de marionetes. Da praça, através dos pilotis do bloco de exposição a vista desce pelos gramados do parque, abrangendo o lago, o teatro ao ar livre, o restaurante e os jardins magníficos que Burle Marx vai elaborar. Um pequeno trem partindo da praça leva o visitante surpreso a todos os locais do Centro.
Entre os setores de hotéis e a praça localizamos o Centro Cultural: o grande salão de Congressos e convenções com salas de comissões, imprensa, rádio, televisão e tradução simultânea.
Para uma etapa posterior, o cinema, o teatro experimental e uma biblioteca popular. O cinema será simples com capacidade para 1200 pessoas mas o teatro terá caráter diferentedestinado que é à pesquisa teatral. Para esse fim projetamos a platéia móvel que dará aos espetáculos outras possibilidades permitindo que a cena se desenvolva em frente ou à volta do espectador que participará assim do espetáculo. São solicitações do teatro moderno que nesse pequeno teatro poderemos atender. A biblioteca se constituirá de um salão com locais para controle, fichário, leitura e depósito para 50000 livros destinados a empréstimo ou consulta. O hotel compreenderá um bloco de 5 pavi[men]tos com 100 quartos, prevendo a solução, para etapa posterior, a construção de outro bloco, mais alto, com 25 andares e 200 quartos. No conjunto de salas e restaurante do hotel o projeto atende esse acréscimo futuro e a conveniência de que se realize de forma orgânica e harmoniosa.
Com a maquete pronta reexaminamos o projeto do centro vendo satisfeitos que o partido urbanístico se integra na natureza local e que a arquitetura o completa e enriquece como convém."
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Centro Comunitário de Santo André. Paris 3.2.72. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.