"Iniciamos este projeto pelo dimensionamento das áreas fixadas no programa, verificando então que o terreno não era grande em relação ao mesmo, mas ao contrário, nos conduziria como ocorreu, a uma solução compacta, preservando essa harmonia entre volumes e espaços livres que constitui a própria arquitetura.
Para isso examinamos os diversos setores, as áreas que exigem, as características dessas áreas e, principalmente, as que se correspondem sob o ponto de vista construtivo. Nosso objetivo era reunir esses setores a fim de não ocupar demasiadamente o terreno.
Começamos pelos anfiteatros (100 e 200 lugares), superpondo-os, agrupando-os num conjunto único. E a solução foi surgindo pouco a pouco, controlada pela maquete: o bloco destinado ao setor científico como coluna vertebral do sistema, seus "pilotis" como eixo da circulação, e os auditórios a ele se foram ligando, naturalmente, os menores ladeando-o, os outros nas suas extremidades. O restaurante foi centralizado e os apartamentos estudados num bloco de 3 pavimentos perpendicular ao eixo e o edifício da direção e administração solto, mais alto, comandando a composição.
Mas o projeto continuou a evoluir e, pela maquete, sentimos que o bloco da direção e administração estava como que sobrando, pesando demais no conjunto e transferimos esses serviços para o bloco dos apartamentos, criando um bloco único onde os acessos são rigorosamente independentes, garantindo funcionamento correto como se tratasse de prédios isolados. O projeto estava pronto, os volumes conferidos, o texto claro na sua argumentação.
Depois passamos a examinar cada setor, as ligações entre si, as possibilidades de construção parcelada e ampliação futura.
Vejamos:
1. a direção e a administração são localizadas no mesmo bloco que os apartamentos, ocupando o primeiro pavimento, tendo divisões removíveis e acessos independentes nos pilotis.
2. os apartamentos, também com acessos independentes, ficam no 2º e 3º pisos: são previstos 2 tipos; um com sala, quarto, banho e kt e outro, com sala-quarto, banho e kt e em cada andar, uma copa ligada com a cozinha do restaurante.
3. o setor científico ocupa o andar superior do bloco científico, ligado diretamente com os anfiteatros, a direção e administração.
4. os anfiteatros tem todos os requisitos modernos: ar condicionado, iluminação artificial estando previsto para os dois maiores, cabines para rádio, televisão, tradução simultânea, etc.
O conjunto compreende ainda um estacionamento para 500 carros, caracterizando-se pela disposição lógica de seus setores que criam os espaços livres indispensáveis e o aspecto correto, quase monumental, que o empreendimento justifica.
NB. Para os anfiteatros e auditórios a solução correta é ar condicionado e luz artificial. A única que permite [iluminação] invariável e uniforme e mais econômica." *1
*1 NIEMEYER, Oscar. [Centro de Estudos e Convenções da Associação Médica do RS]. Rio 20.4.74. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.