Obra / Arquitetura

EDIFÍCIO DE ESCRITÓRIOS EM JEDDAH
Ano: 1975
Local: Jeddah
País: Arábia Saudita
Descrição:

 

"Para uma cidade em desenvolvimento é necessário se fixar um critério urbanístico, uma série de princípios que permitam uma evolução organicamente controlada, prevendo os problemas futuros, principalmente com relação à densidade, circulação, defesa da paisagem, etc. Se isso fosse sempre observado, as cidades talvez não se degradassem tanto, pois suas estruturas básicas - sistemas viários, etc. - se adaptariam melhor às investidas inevitáveis do progresso.
No caso de Jidda, a esses problemas se adiciona o clima excessivamente quente, o que parece não ter merecido dos arquitetos a devida atenção.
Apesar de limitados ao problema arquitetural, aproveitamos este projeto para sugerir algumas medidas acauteladoras, visando criar os espaços abertos - tão proclamados e esquecidos - , as áreas de desafogo e vegetação que, no caso de Jidda, são fundamentais.
Assim, em vez de completar o quarteirão com um grande bloco de escritórios, ou alguns prédios geminados que também impediriam a ventilação projetamos três torres, mais altas do que o gabarito previa, afastadas umas das outras e suspensas sobre pilotis. E, como se trata de uma quadra em zona comercial, intervimos ainda na disposição das lojas, não as fazendo geminadas, como é usual, mas sim circulares - como grandes ilhas -, o que, acreditamos, completa o sistema de ventilação estudado. E a solução elimina a calçada-corredor, o pedestre oprimido entre a rua e as lojas, criando, entre estas, áreas de desafogo, ajardinadas, nas quais ele se deterá tranqüilo, o que atualmente é difícil, impossível nas horas do rush.
A solução apresenta, ainda, uma contribuição ao problema de incêndio, com a ligação que estabelece entre os três blocos. Se o incêndio ocorrer no primeiro setor, os ocupantes do prédio podem descer ao térreo ou passar para o prédio anexo pela primeira passarela; se ocorrer no segundo setor, eles podem descer ao térreo ou sair pela segunda passarela."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Conjunto comercial em Jidda Arábia Saudita. Módulo, Rio de Janeiro, n.44, p.66, dez.1976/jan.1977.