"Estudo preliminar
Um dos objetivos da arquitetura contemporânea é criar espaços livres que o homem ocupa e utiliza como desejar (1). Isso explica nosso projeto e a localização dos acessos na parte mais estreita do terreno, transformando o restante num grande salão com cerca de 600 mts², apto a todas as finalidades (2). E essa solução coincide com as conveniências do programa, permitindo entradas e acessos verticais independentes, tanto para os escritórios quanto para a "FUNTERJ" que utilizarão as ruas Almirante Barroso e Manoel de Carvalho respectivamente (3). O mesmo O mesmo ocorre com a estrutura, constituída de duas linhas de apoios, uma na parte posterior do edifício e outra junto as esquadrias (4). Uma preocupação de flexibilidade levou-nos ainda a prever um correr de [passagens] técnicas que permitirão novas instalações sanitárias quando necessário, sem nenhum problema construtivo e a possibilidade de instalações de ar condicionado em todo o edifício (5). O resto, isto é, as divisões internas solicitadas no programa serão fixadas posteriormente, em contato com a direção da "FUNTERJ", o que será facilitado pelas paredes removíveis que aconselhamos.
Quanto ao aspecto exterior propomos painéis de vidro pois as fachadas são bem orientadas (leste e sul)." *1
"O projeto reúne os complementos que faltam ao teatro Municipal, como salas de apoio, repetição e ensaio relativos à orquestra, coro, ballet, etc.
Como as dimensões do terreno limitam a organização dessas salas e suas divisões, a solução procura mantê-las flexíveis, prevendo divisões móveis, iluminação variável, etc.
A própria estrutura visa essa flexibilidade indispensável, o que explica o esquema adotado e a utilização das paredes externas como elemento principal da estrutura.
Até o 10º andar, estão previstos ar condicionado e iluminação artificial inclusive aberturas laterais para a iluminação e ventilação geral dos andares.
Mas, a partir desse piso, a parede externa terá grandes aberturas permitindo o painel de vidro recuado como convém à administração e aos escritórios . Tudo isso deu ao prédio aspecto mais simples e característico o que acentua com a passarela que o vai ligar ao teatro." *2
*1 NIEMEYER, Oscar. FUNTERJ. Rio 9.3.76. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.
*2 NIEMEYER, Oscar. [Anexo do Teatro Municipal (BR 22) - RJ] - 2º projeto. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.