Obra / Arquitetura

MUSEU DO HOMEM
Ano: 1977
Local: Belo Horizonte
País: Brasil
Descrição:

 

"A idéia partiu da sugestão de Darcy Ribeiro de criar uma galeria escura - a caixa preta - com aberturas para projeção de diapositivos, ligada paralelamente a amplos locais de exposição.
Das longas conversas que tivemos chegamos à conclusão que a característica principal do Museu do Homem devia ser uma perfeita flexibilidade interna que permitisse - sem limitações de espaço e alturas - o jogo de projeção e exposição programado.
E criamos a caixa preta desejada e os espaços que a devem completar, divisíveis e variáveis conforme a conveniência de cada setor. Fixado este princípio começamos a analisar as diversas soluções que surgiam, optando pelo estudo que vamos explicar. Trata-se de uma construção circular com cerca de 150 metros de diâmetro. No centro fica a praça do Museu com a descida para o restaurante.
É uma praça (...) para a qual se abre todo o Museu. À sua volta fica a grande galeria de contorno, os locais de informação e o acesso para a biblioteca e o auditório. Depois, é o Museu do Homem propriamente dito.
A solução é tão simples e lógica que 3 desenhos a explicam perfeitamente. O des. 4 mostra o anel inicial e a circulação interna do Museu com suas salas anexas para projeção e exposição; o esquema de circulação, permitindo aos visitantes percorrerem um único setor ou seguir a exposição até o fim, que define as alturas das galerias e salas anexas; as primeiras com o teto mais baixo sobre o qual passam as tubulações (ar condicionado, eletricidade, iluminação etc.) e o das salas, mais alto, com aberturas zenitais controláveis.
O projeto simples de construir, está dividido em dois setores (em etapas). Um, o primeiro a ser construído, com um pavimento apenas e o outro, com dois, para melhor se adaptar à inclinação do terreno. Aí se localizam a direção, a biblioteca, o restaurante, auditório, os depósitos e o serviço. 
Da inclinação do terreno decorrem a entrada principal que situada no nível inferior surge na Praça do Museu, garantindo - sem solução de continuidade - o fechamento circular de construção, em cujo perímetro estão projetadas 3 entradas de serviço, material, etc. Eis o que nos cabe dizer sobre este projeto e sua arquitetura.  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Museu do Homem. Módulo, Rio de Janeiro, n.48, p.36-45, abr./maio.1978.