"A idéia de criar um Museu Tiradentes na Praça dos três Poderes me parece magnífica. Enriquece a praça, cria um novo ponto de atração, homenageando Tiradentes e os que lutaram pela nossa independência.
O projeto que apresento se adapta plasticamente à arquitetura de Brasília. É constituído por um grande salão envidraçado, tendo no fundo um painel sobre Tiradentes e no subsolo, os autos e a biblioteca da inconfidência. Para o painel sugeria fosse usado o grande mural de Portinari - sua obra mais importante com 16 mts por 4 mts - comprado pelo governo de S. Paulo e cuja transferência para Brasília seria plenamente justificável e, por isso mesmo, fácil de promover. Fóra do museu ficaria ainda uma grande cabeça de Tiradentes e ao lado, gravada no mármore, a sentença que o condenou: "enforcado, decapitado e esquartejado; a cabeça exibida em Vila Rica no alto de um poste, e os quatro quartos pregados em postes, pelo caminho de Minas Gerais, que ele tantas vezes percorrera; seus bens confiscados, as casa em que morava arrazadas e salgadas, para que nunca mais naquele chão se edificasse; e sua memória declarada infame". *1
"Este projeto visa criar, em Brasília, um monumento a Tiradentes e, se possível, junto à Praça dos Três Poderes.
Como o monumento projetado tem apenas 28 metros de extensão, acreditamos que nela não vai interferir plasticamente podendo, ao contrário, enriquece-la como um novo ponto de atração e turismo.
O projeto surgiu com a idéia de levar para Brasília o painel 'Tiradentes' de Cândido Portinari. A obra mais importante do nosso pintor, bela e dramática como a vida do grande mártir da Independência.
Isso explica o projeto: o mezanino, do qual os visitantes poderão, em posição privilegiada, apreciar o mural e o sistema de luz zenital adotado que, mantendo o ambiente em penumbra, dará ao painel o desejado relevo. O resto, é a passarela ligando o monumento à praça; a cabeça de Tiradentes estudada por Alfredo Ceschiatti e o monumento propriamente dito, com suas formas livres, feitas de curvas e retas, como a arquitetura da Nova Capital.
A localização do monumento deve ser submetida a Lucio Costa e, quanto ao mural, proporia, na impossibilidade de transferir a pintura de Portinari de São Paulo para Brasília, que fosse encomendada uma outra a João Câmara, pintor de minha preferência." *2
*1 NIEMEYER, Oscar. Museu Tiradentes. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.
*2 NIEMEYER, Oscar. Museu Tiradentes. Módulo, Rio de Janeiro, n.59, p.72-5, jul. 1980.