Obra / Arquitetura

ACADEMIA DE LETRAS DE MINAS GERAIS
Ano: 1984
Local: [Belo Horizonte]
País: Brasil
Descrição:

 

"Examinando o projeto da Academia de Letras a primeira coisa que ocorre é afastá-lo das construções vizinhas. Sem isso, não apresentaria as características que, como sede da Academia de Letras de Minas Gerais, se recomendam. Obra importante que, como tal, deverá contar na fisionomia urbana da cidade.
Com essa solução o destacamos dos prédios anexos, fazendo-o mais solto e mais bonito. Um cilindro de vidro e concreto que corresponde às suas funções internas, sem as paredes cegas que solução diferente obrigaria.
Com o mesmo intuito evitamos lojas no pavimento térreo. Se nele as tivéssemos situado daríamos ao edifício um aspecto comercial que suas funções culturais recusam.
Aproveitando o desnível do terreno projetamos as lojas semienterradas - amplamente ventiladas - pois o hall do térreo ficaria um metro acima do solo. E as lojas serão mais amplas uma vez que nelas incluímos as áreas do hall de entrada no térreo localizadas.
A solução é simples e lógica. Os acessos situados no ângulo final do terreno e o prédio circular todo envidraçado, sem o tradicional corredor interno, substituído pelo hall circular que a forma do edifício permite. Quanto ao programa sugerimos: no térreo, o grande hall; no 1º andar o auditório e sala de exposições; no 2º, as salas da Academia de Letras e a seguir os andares normais divisíveis conforme as necessidades do trabalho. As garagens subterrâneas é a solução correta e fácil de realizar."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Academia de Letras - MG]. Rio. 17.6.84. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.