"A escola Guignard deve ser simples, modulada e, sem estrutura de concreto, ter como apoio apenas as paredes de alvenaria. Deve ser altamente flexível e sua planta mesma disposição tal que permita mudar a utilização de suas salas sem quebrar o rigor da circulação projetada. Umas, destinadas aos alunos e a outra, aos serviços administrativos e salas de aula. Para isso uma circulação externa serve a estes últimos, possibilitando que as salas mais ligadas ao ensino, utilizarem a galeria dos alunos.
Os espaços internos compreendem dois tipos de modulação que para simplificar a construção se superpõe parede sobre parede. Os "atelies" com 8mts por 6mts e pé direito duplo, e a administração e salas de aula em 2 pisos com 3mts de altura.
Os acabamentos internos deverão acompanhar a simplicidade das fachadas.
De um modo geral propomos: para os pisos plurigoma preta; paredes caiadas de branco; sanitários, com azulejos brancos; teto de concreto aparente; portas de fórmica cinza, etc.
A escola será de extrema singeleza. Toda caiada de branco, inclusive o cobogó. E isso dará às formas livres e barrocas do auditório e da sala de exposições, o contraste sempre encontrado numa boa arquitetura." *1
"Problemas de preservação do Parque Municipal nos levaram a rever o projeto da Escola Guignar.
A solução está aí, clara, funcional, irrecusável.
Um círculo de 37 mts de diâmetro fielmente inscrito na área considerada de possível utilização.
A solução é compacta, simples, bem definida como arquitetura. Uma rampa circular contorna a escola dando acesso a todas as suas dependências. Primeiro ao andar da direção e salas de trabalho, cuja disposição interna, graças à flexibilidade prevista podem atender qualquer modificação futura; e depois, mantendo a mesma inclinação, a rampa vai servindo aos 15 atelies previstos no programa.
No térreo e no subsolo como os apoios foram situados na periferia, os espaços são generosos permitindo planta correta e ambientes apropriados.
O problema estrutural revisto pelo escritório técnico Projectum não aponta nenhum problema.
Abrindo para o pátio interno salas e atelies ficam protegidos do sol e do calor." *2
"A idéia é criar um conjunto exposição e setor polivalente. A exposição com 12x9 e o salão com capacidade para 100 pessoas com as instalações de luz de acordo com esse tipo de salão que deverá servir para conferências, teatro, música, etc.
A utilização em certos casos de cadeiras suplementares criará o teatro de arena desejado.
Estão previstos 2 camarins e ar condicionado." *3
- A Escola foi posteriormente construída em outro local com projeto do arquiteto Gustavo Penna, e inaugurada em 1991. *3
*1 NIEMEYER, Oscar. [Escola Guignard].s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer
*2 NIEMEYER, Oscar. [Escola Guignard].s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer
*3 RELATÓRIO da diretoria da Escola Guignard - projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer em atendimento a programa apresentado pela Escola para construção de sua sede.