Obra / Arquitetura

CENTRO CULTURAL EM CABO VERDE
Ano: 1987
Local: Cidade da Praia
País: Cabo Verde
Descrição:

 

"A idéia de um monumento, resume-se muitas vezes na figura do homenageado ou, numa composição escultórica que o possa, dignamente representar. No caso do monumento a Amilcar Cabral, o problema é mais complexo. Trata-se de projetar de projetar uma praça na qual o monumento será inserido. E o programa, além do monumento prevê uma biblioteca e um museu.
A primeira solução que nos ocorre, foi reunir esses dois prédios num único bloco, solução que depois afastamos pela impossibilidade de construí-los em etapas diferentes e de impedir ou bloquear a ligação natural com a cidade. Na segunda solução uma extensa arcada marcava essa ligação; a biblioteca e o museu estavam separados, quase iguais, pintados de branco pois, prevalecia  a idéia de uma praça simples e acolhedora, integrada na singeleza da arquitetura local. E o próprio monumento acompanhava esse propósito, austero e vertical como a unidade do conjunto exigia.
Mas com o correr dos estudos, sentimos que os dois blocos não poderiam ter aspecto semelhante, que o museu, p. ex., reclamava um pátio interno que ligado aos salões de exposição lhes desse maior versatilidade e que a idéia - tão atraente - de uma deliberada simplicidade não deveria cortar a importância que um monumento requer.
E aí está o nosso projeto. A grande arcada a convidar os habitantes da cidade para usufruir a nova praça; a biblioteca a marcar com suas curvas os limites do conjunto; o Museu a completá-los, severo como deve ser um museu; o pequeno auditório, solto, a enriquecer o ambiente que um pequeno bar por nós incluído, torna a praça mais fraternal e acolhedora. E o monumento, com sua estrutura corajosa e arrojada a lembrar os tempos de luta e libertação que o herói de Cabo Verde, Amilcar Cabral, caracteriza."  *1
 
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Centro Cultural em Cabo Verde].s.d3. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer