Obra / Arquitetura

CENTRO DE ESTUDOS DA CULTURA INDÍGENA
Ano: 1988
Local: Brasília
País: Brasil
Descrição:

 

"A idéia foi encontrar uma solução que lembrasse as casas de índios, mas que fosse, ao mesmo tempo, uma expressão da técnica de hoje.
E isso explica a rampa de entrada, a viga mestra, as placas curvas pré-fabricadas das fachadas e os tirantes de 6 e 6 mts, permitindo maior espessura para a laje de piso com a exclusão de tirantes nas fundações.
O responsável pelo concreto armado se entusiasmou com o esquema estrutural do projeto que marca o progresso da técnica de construir.
No primeiro piso, o grande salão de 42x16 pronto para as exposições e no térreo, outro espaço de dimensões idênticas destinado aos setores administrativos, culturais, etc.
Quem examinar o projeto e as perspectivas interiores sentirá que a solução apresentada é tão bem concebida que só para um Museu do Índio deveria ser aplicada." *1
 
 
"Reflexão sobre o Museu do Índio
 
1. Verifiquei que o projeto não atendia o novo programa, exigindo modificações impossíveis de realizar, como criar salas no belo salão circular.
 
2. No térreo era também impossível localizá-las. O espaço útil pequeno demais.
 
3. A construção de um corpo independente desvirtuaria a composição.
 
4. A casa do índio que se pretendia construir no pátio também não era viável. O pátio tem 30 mts. de diâmetro. A casa encostaria nas fachadas de vidro e como se pretendia ter 9 mts de altura, subiria até a cobertura que a deveria proteger.
 
E pensei que o prédio se prestaria para um belo Museu. O Museu de Arte Moderna que a cidade reclama.
O Museu do Índio - a sugestão vai depois - seria construído na Universidade que o Darcy criou. Era uma homenagem ao nosso irmão.
E fiz o projeto do novo Museu do Índio com o maior carinho. Uma estrutura espetacular, lembrando a casa do índio. Arrojada, com o piso suspenso em tirantes, dentro do programa atual. A construção teria 15 mts de altura e os dois espaços 42x16.
Aparecido promete iniciá-lo ainda esta semana e o Presidente garante o financiamento." *2
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Museu do Índio - MI].s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.
 
*2 NIEMEYER, Oscar. Museu do Índio.s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer