Obra / Arquitetura

ÁLCALIS DO RIO GRANDE DO NORTE - SEDE
Ano: 1980
Local: Natal
País: Brasil
Descrição:

 

"O prédio da Alcanorte, conforme nos solicitaram deverá destacar-se no conjunto urbano da cidade. não pelo seu volume mas pela forma diferente, pela preservação dos espaços livres que o envolveu e fazem parte da arquitetura.
Isso explica a localização de certos serviços em nível inferior (-4), abrindo para os jardins que sobem com farta vegetação até a cota 0.
E explica também a forma plástica diferente, as aberturas circulares e as proteções pivotantes que visam evitar nas salas de trabalho o sol e o calor.
São formas novas que a cidade de Natal desconhece, lógicas, funcionais, inovadoras se nos permitem dizer. E o prédio suspenso sobre os jardins.
O tipo de arquitetura adotado garantirá ao edifício o realce procurado marcando na cidade uma arquitetura mais elaborada, mais técnica e atualizada."  *1
 
 
- (...) O arquiteto Oscar Niemeyer admitiu que se trata de um projeto inovador para Natal, com uma arquitetura mais técnica e atualizada: 'A forma plástica diferente do prédio, as aberturas circulares e os brise-soleil que visam a evitar nas salas de trabalho o sol e o calor, são formas novas que Natal desconhece.'(...)  *2
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. ALCANORTE. 30/1/80. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer
 
*2 ALCANORTE deixará casa alugada por palácio de Cr$ 300 milhões. Jornal do brasil, Rio de Janeiro, 30 nov. 1980.