Obra / Arquitetura

Fundação Oscar Niemeyer
CENTRO CULTURAL DE OSASCO
Ano: 1990
Local: Osasco
País: Brasil
Descrição:

 

"A conformação natural do terreno sugeria a previsão de um grande anfiteatro e nisso se baseou nosso projeto, permitindo localizar as platéias sobre o terreno, eliminando assim, estruturas onerosas.
Daí surgir a avenida dos pedestres que circunda o projeto; o anfiteatro projetado; um teatro para 1.000 pessoas e outro para 500 ou 300 e de tal forma estudado que poderá servir para congressos, conferências etc., o que explica o grupo  de salas nele inserido.
Mas o conjunto exigia outros elementos e projetamos um restaurante, e um bloco de três andares para os serviços de direção, controle e manutenção.
O projeto estava pronto. Agradava-nos. Era monumental como o empreendimento exigia e suas formas  variadas se correspondiam harmoniosamente. revimos vidros escuros, a placa do auditório pintada de vermelho e o resto branco como preferimos.
Da entrada o espetáculo dará sempre aos que o visitarem, a surpresa desejada com o edifício da administração e o restaurante no primeiro plano e depois a praça que serve de entrada para os andares e a placa vermelha a valorizar o conjunto.
Será uma obra imponente sem dúvida, capaz de marcar a presença dos que a promoveram e vão construir.
 
Dados técnicos
 
1 - O anfiteatro terá lugar para 10.000 pessoas. O acesso será pela avenida de pedestres sob a qual estão previstos: sanitários, postos de saúde, bares, segurança, serviço social, depósitos, etc.
 
2 - O teatro terá lugar para 1.000 pessoas. Em teatro desse gênero, sua capacidade não deve superar este número. Terá palco de 12 x 15, 6m de boca e 10m para serviços de cena. Subsolo do palco com parte livre e o resto para camarins, ar condicionado.
 
O outro poderá variar entre 500 e 300 pessoas. Previsto com salas de reunião e trabalho, e servirá também para congressos, conferências etc.
 
3 - O restante terá no térreo um serviço de lanches, tipo Bob's, pois muita gente deverá atender. No andar superior, cozinha e restaurante propriamente dito.
 
4 - Bloco de administração
Por experiência no Memorial da América Latina este edifício é indispensável. Nele devem estar incluídos: direção. administração, tesouraria, serviços técnicos, manutenção, salas de reunião e trabalho. No térreo, serviço de informações, bilheteria etc."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Centro Cultural de Osasco]. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer