Obra / Arquitetura

RESIDÊNCIA ORESTES QUÉRCIA
Ano: 1990
Local: Pedregulho
País: Brasil
Descrição:

 

"A solução é a mesma, com duas opções possíveis, ambas levando em conta os desejos dos futuros moradores, as inclinações do terreno e a orientação.
Meu propósito foi projetar uma casa brasileira, com grossas paredes de alvenaria, a protegê-la do calor e do frio; o telhado esparramado no bom estilo português; a varanda larga como um prolongamento das salas e as  aberturas - portas e janelas - reduzidas, com vidro e veneziana. Nada de grandes painéis de vidro.
Na primeira hipótese os quartos estão no nível do chão e as salas, para melhor se adaptarem às inclinações do terreno, 1,50m acima do solo. Protegidas pela varanda elas abrem para a vista do lago e a varanda prossegue, fora da residência ligando-a à pequena capela.
Nessa primeira hipótese as características das velhas casas de fazenda estão acentuadas: a varanda 1,50m acima do terreno, as paredes duplas com 40cm de espessura e a casa mais simples e fácil de construir evitando lajes de piso, diretamente pousada sobre os aterros que os desníveis do terreno exigem.
Para ambas o serviço é idêntico.
No corpo da casa, a cozinha e um quarto de empregada. Fora, diretamente ligado à escada de serviço, a dispensa, o frigorífico, a adega, a rouparia, um quarto de empregada, outro para o motorista e a garagem.
Na segunda hipótese a solução se faz mais moderna, os vãos passam de 5m para 10 e as paredes externas com 25cm.
Um espaço coberto é previsto sob as salas. É o local de lazer, o brincar das crianças, a churrasqueira, etc. diretamente ligados aos jardins e à piscina.
A parte estrutural se faz mais onerosa e a casa mais criativa.
As duas soluções me satisfazem.
Aos que nela vão viver cabe a escolha."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Residência Orestes Quércia]. São Paulo, 2 de dezembro, 1989. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer