Obra / Arquitetura

Michel MochMichel MochMichel Moch
ESPAÇO LUCIO COSTA
Ano: 1989
Local: Brasília
País: Brasil
Descrição:

 

O ministro da cultura, José Aparecido, consultou o arquiteto Niemeyer sobre a localização que deveria ter a maquete de Brasília. Eis a resposta do arquiteto: 
'Quando você me perguntou onde deveria ser localizada a maquete de Brasília, eu logo propus na Praça dos Três Poderes, num espaço dedicado ao Lúcio Costa.
Seria um grande salão, com a maquete no centro, tendo à volta uma galeria  de 6 metros de largura, na qual seriam expostos, devidamente ampliados, os textos e croquis por ele apresentados no projeto.
Com essa solução você daria ao autor do plano de Brasília a homenagem que esta cidade lhe deve.
Para fixar a idéia comecei a pensar no projeto, sentindo que na Praça referida seria inconveniente uma nova construção. A meu ver nada ali deveria ser acrescentado.
Mas como o assunto me atraía, continuei a estudar o problema surgindo a possibilidade de fazer o salão subterrâneo, marcado na Praça por uma larga escadaria.
Mas senti que alguma coisa faltava, alguma coisa que o assinalasse melhor. E ocorreu-me então localizar a entrada junto da placa comemorativa de 'Brasília Monumento da Humanidade'.
E como o vazio da escada deveria ser protegido, imaginei que isso seria feito com triângulos de concreto, evitando peitoril, marcando horizontalmente a presença do espaço projetado.
E a solução me pareceu correta. Simples, fácil de construir, podendo inclusive ser concluída em três meses, se tomadas as providências indispensáveis.
Aí fica, Aparecido, a minha sugestão, satisfeito em contribuir para tão justa homenagem.'  *1
 
 
- A idéia da criação do Espaço Lucio Costa foi sugerida em outubro de 1989 pelo próprio Oscar Niemeyer ao então ministro da cultura José Aparecido de Oliveira como um espaço onde seriam expostos textos, filmes e desenhos do urbanista criador do Plano Piloto de Brasília, além de abrigar a maquete da cidade, feita em 1987 em comemoração ao tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. *1
 
 
*1 A MELHOR localização. Jornal de Brasília, Brasília, 26 out. 1989. Arquitetura.