"O projeto do Centro Cultural e Esportivo de Montes Claros atende o programa apresentado se adaptando corretamente ao ambiente escolhido. Foi fácil elaborá-lo. Mais fácil do que pensávamos.
Como a explicação que segue evidencia. Pela conformação do terreno sentimos logo que na parte leste do mesmo, mais inclinada, deveria ficar o anfiteatro. Com isso evitaríamos estrutura de concreto armado, inserindo-o com simlicidade nas curvas de nível existentes.
Fixado o lugar do anfiteatro e o palco circular, surgiu naturalmente a piscina, grande como desejável.
E das árvores - que cumpria preservar - as duas ilhas que, acreditamos, dariam ao conjunto aspecto próprio e pitoresco.
Depois era o espaço livre indispensável, arborizado e acolhedor. E a seguir os setores previstos para descanso e cultura. Aí projetamos dois blocos independentes. O primeiro, constituído por uma extensa e ondulante placa de concreto destinado a estar, descanso, refeições, dança, etc. O segundo, com térreo e dois pavimentos onde se localizariam as áreas de cultura a colonizar (biblioteca, informática, videoteca, sonoteca, teledifusão etc).
No térreo, ligado ao primeiro bloco e aos campos de esporte, cozinha e vestiário.
O ante-projeto estava pronto. Desenhamos alguns croquis para sentir como se comportaria no terreno e satisfeitos, o consideramos coisa definitiva.
N: O programa foi (...) dentro das limitações do terreno." *1
*1 NIEMEYER, Oscar. [Centro Cultural e Esportivo de Montes Claros]. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer