"Nossa primeira preocupação foi manter nos novos blocos de camarotes a mesma inclinação das arquibancadas, dando-lhes a escala que o conjunto recomenda.
Fixado esse princípio, estudamos o projeto. No primeiro piso os jurados, no secundo os camarotes.
Para atender o problema de visibilidade/protegida quem desejávamos, incluímos de forma inversa a fachada no andar dos jurados. Solução que nos agrada particularmente, prevendo no interior um espaço paralelo de desafogo, uma sala de comunicação e sanitários.
Decorrendo da inclinação necessária, das fachadas surgiu no andar superior uma varanda, o elemento aberto que faltava aos camarotes para as alegrias do carnaval. E os camarotes foram recuados, flexíveis nas suas divisões transversais, providos de sanitários independentes.
Ainda no primeiro andar, independente do setor de jurados, projetamos um bar e lojas a definir.
A estrutura em pilotis, para respeitar a área livre que o projeto previa, está dimensionada. É simples e fácil de construir.
Nos dias de chuva uma placa (...) poderá proteger a varanda.
N.B. As diversas áreas poderão ser reduzidas se a economia exigir." *1
"Nunca o setor dos jurados foi devidamente programado. E foi bom. Se o tivessem feito teria de ser alterado.
A história começou com dez membros do júri e agora pela relação recebida, cerca de cem.
De posse dessa informação estudei o projeto. Uma solução mais aberta, mais simples, dando aos jurados maior liberdade de locomoção, contando para isso com uma área anexa onde poderão, de vez em quando, conversar com seus assistentes e descansar um pouco.
Meu estudo prevê no térreo, sanitários para homens e mulheres.
Feito o projeto, entrei em contato com as pessoas que realmente entendem dos problemas do Sambódromo como Fernando Pamplona, Sérgio Cabral, Albino Pinheiro. Todos aceitaram a idéia que meu projeto defende.
Mas não me limitei a estas consultas. Convoquei um engenheiro da maior competência, Carlos Alberto Fragelli, que atesta sua facilidade construtiva.
E aqui fica minha colaboração que corresponde aos entendimentos entre meu advogado Wilson Mirza e os responsáveis pelo evento.!" *2
*1 NIEMEYER, Oscar. Novo Bloco no Sambódromo. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer
*2 *1 NIEMEYER, Oscar. [Passarela do Samba - ampliação]. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer