Obra / Arquitetura

CASA SUSPENSA
Ano: 1987
Local:
País: Brasil
Descrição:

 

"Não raro a idéia de economia na construção de apartamentos não é bem interpretada e a arquitetura desaparece na monotonia das soluções já conhecidas, numa preocupação de utilizar os espaços que, de tão divididos, perdem a escala desejada.
Por outro lado, como é grande a concorrência nesse setor, os problemas básicos da arquitetura - a inovação, a beleza e o próprio ambiente a criar - começam a serem desprezados e a única diferença entre apartamentos se resume nas dimensões de cada um e num apuro interior quase sempre deplorável.
Tudo isso leva o arquiteto e o cliente a procurarem solução mais interessante, que destaque o projeto elaborado das obras existentes, valorizando-o como desejável. Nos últimos tempos, com a multiplicação de assaltos, as residências vão sendo substituídas por apartamentos, mas delas seus moradores nunca se esquecem a lembrar a intimidade perdida e os jardins que ofereciam.
Torna-se portanto aconselhável modificar a filosofia dos apartamentos, fazendo-os mais íntimos, com jardins em vez de varandas, dentro daquela intimidade que as residências ofereciam com os quartos localizados nos andares superiores.
E isso explica nosso projeto. O jardim no lugar da varanda: gramado, com vegetação, piscina, etc; os quartos em cima, mais tranquilos como se impõe e o serviço independente, com seu pátio primitivo para onde abrem a cozinha, adega, dispensa, frigorífico, lavanderia e os quartos das empregadas, sendo que um deles é mantido dentro do apartamento. Trata-se da empregada de confiança que toda família procura encontrar. E a entrada sem o velho hall dos elevadores, mas sim, pela praça ajardinada das três residências/suspensas/protegidas, que a realidade brasileira sugere.
Com este projeto o empreendimento perde aquela característica de falsa economia que tanto os desvirtuava, voltado com idealismo para a arquitetura, para as soluções criativas e inovadoras que ela recomenda; mais valorizadas sem dúvida e mais fáceis de promover."  *1
 
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. A Casa. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer