Obra / Arquitetura

CENTRO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER EM SÃO PAULO
Ano:
Local: [?]
País: Brasil
Descrição:

 

"O estudo prevê uma área de 4km, variável na largura entre 1,1/2 e 2km. A solução compreende uma entrada única, disciplinando o conjunto.
Aí ficam os controles, o bloco da recepção, o estacionamento para 20.000 carros. Da entrada, um caminho ensaibrado leva os visitantes aos diversos setores e logo a direita surge o centro esportivo com a Escola de Educação Física, vestiários, 30 campos de futebol, 10 de basquete, 10 de volei, 5 de tênis, piscina e pista de atletismo olímpicas. Do outro lado, a grande piscina de recreio, de altura reduzida (+- 1.20) e 150 mts de diâmetro, cercada de bares e restaurantes, "play-grounds, etc.
A seguir vem o ringue de patinação, 3 restaurantes, a pista de "cooper" e um grande bosque com 800 mil mts². Um bosque como o de Bologne p.ex, onde o povo possa repousar tranquilo. Nesse bosque localizamos a biblioteca, com salão de exposições, empréstimo de livros, salas de leitura. Passado esse setor surge a área destinada à cultura; o museu do conhecimento, o grande salão polivalente com capacidade para 500 pessoas (teatro, conferência, balé etc), a Escola de Arte e finalmente o Centro de Festivais para 200 mil pessoas.
O conjunto está completo. É um grande espaço levando a cultura e o lazer para aquela área tão esquecida."  *1
 
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. [Centro de Cultura, Esporte e Lazer em São Paulo]. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer