Obra / Arquitetura

PORTO DA MÚSICA
Ano: 2008
Local: Rosário
País: Argentina
Descrição:

 

"Ao projetar este teatro para Rosário, na Argentina, a minha preocupação foi manter duas soluções arquitetônicas que venho adotando quando se trata de um teatro.
Primeiro, garantir que o espetáculo não se limite aos que estão na platéia, mas também alcance os que de fora - 20 ou 30 mil - possam dele participar. Solução que me espanta não ter sido adotada há mais tempo, conferindo ao teatro outra importância.
A outra solução, que não canso de repetir em todos os meus projetos, consiste em levar o espetáculo diretamente ao foyer e à sala de espetáculos - o que evita obrigá-lo a uma circulação mais longa e desnecessária.
Preocupou-me também dar ao novo teatro uma forma diferente, criando a surpresa arquitetural com que procuro caracterizar a minha arquitetura.
Lembro-me ao desenhar o corte transversal do projeto, a curva que sobre a plateia pedia uma solução mais favorável à acustíca, ao contrário do palco, que justamente exigia maior altura.
O aspecto exterior do projeto estava definido; nada arbitrário, tudo ligado ao problema estrutural que surgia.
Revi o projeto. Senti que a forma circular adotada funcionava bem, que as rampas que ligava a plateia ao palco estavam corretas, que, apesar dos quatro camarotes incluídos na plateia, ela subia suavemente sem interrupções.
O interior do projeto estava resolvido, e criar dois camarotes laterais maiores nos pareceu apropriado, lembrando como eles são usados e como são necessários em certos eventos especiais.
Deixando o trabalho de lado por dois ou três dias, interessados em examiná-lo de novo pela última vez. Tudo nos pareceu correto, e é com otimismo que estamos apresentando a vocês este projeto." *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.26