Obra / Arquitetura

Fundação Oscar NiemeyerFundação Oscar Niemeyer
PARQUE AQUÁTICO
Ano: 2005
Local: Potsdam
País: Alemanha
Descrição:

 

"Ao examinarmos o programa apresentado para o Parque Aquático de Potsdam, a primeira ideia que nos ocorreu foi distribuir as piscinas pelo terreno, protegidas por uma cúpula de vidro e uma galeria também envidraçada e climatizada, ligando-as diretamente aos vestiários.

Com tal solução, nos períodos de frio esse conjunto estaria protegido, e nos dias de calor, abertas as grandes portas projetadas, a ligação com o exterior estaria preservada. E essa ideia  nos surgiu tão lógica e diferente que o resto do projeto a ser concluído nos pareceu quase secundário.

Continuamos os estudos, sentimos a conveniência de que o bloco destinado aos vestiários e serviços gerais deveria ficar próximo da rua e, dentro do possível, centralizado com o conjunto de galerias e piscinas projetado.

A solução que propomos nos parece manter um bom equilíbrio entre os volumes fixados e o terreno existente, o que exigiu de nós especial atenção.

E pacientemente voltamos a examinar todos os elementos do conjunto. O grande bloco onde ficam os vestiários e serviços gerais está situado em local adequado, abrindo não diretamente para o passeio, mas para uma praça que para ele criamos. Praça que nos pareceu indispensável numa obra como esta, que tão importante será para esta cidade. Solução que consideramos tão necessária que nela previmos um monumento - uma escultura a anunciar de longe o Parque Aquático de Potsdam.

Nesse edifício, além dos vestiários e serviços gerais fixados no programa, previmos na cobertura o restaurante, tão bem localizado que dele se descortina todo o parque. De acordo com o programa, outro restaurante, bem menor, foi situado junto das piscinas projetadas.

Quanto às saunas previstas no programa, as localizamos numa área aberta e mais tranquila, como é desejável.

O projeto está pronto. E com esta explicação será fácil compreendê-lo. É claro que no seu desenvolvimento muita coisa poderá ser revista e acrescida, mas agrada-nos poder dizer que a solução adotada nos tranquiliza, diferentemente do que vem sendo projetado para os parques aquáticos existentes."  *1

 

- Área total construída: 30.000 m2. São 6 piscinas no total, distribuídas pelo terreno e interligadas através de uma marquise. Possui uma piscina olímpica, piscina para aquecimento e treino, piscina infantil e piscina com água salgada. Conta ainda com um prédio de apoio com restaurante, sala de ginástica, vestiários e administração.  *2

 

*1 NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.18

*2 OSCAR Niemeyer, minha arquitetura, 1937-2004. Rio de Janeiro: Revan, 2004. p. 334