"O projeto que desenhei para o Chile compreende um museu e um teatro. O teatro polivalente que costumo projetar, quando o fundo do palco abre para fora, permitindo que os espetáculos sejam vistos por mais de 20.000 pessoas.
O único obstáculo que eu encontrava para a realização deste projeto era um monumento muito antigo e importante na história do Chile que devia ser preservado. Sua localização era praticamente no centro do terreno, dificultando muito - tornando quase impossível - uma boa solução para o plano geral do conjunto.
Tentei várias soluções. Até escondê-lo embaixo do edifício do museu me ocorreu. Já desanimado de prosseguir este trabalho, surgiu-me a idéia de criar um grande museu horizontal, no qual como as outras obras de arte eu incluiria o referido monumento.
Poucas vezes sinto igual satisfação, vendo que o problema estava resolvido, que aquele monumento tão importante para o povo chileno não ficaria escondido, mas ao contrário exibido no museu de arte. Um museu que, pelas suas características e dimensões, vai, a meu ver, contar na história da arquitetura.
Desconheço um museu que tenha sido projetado horizontalmente como este. Às vezes um espaço térreo existente é usado para um museu, mas o comum é o arquiteto buscar uma solução em dois ou três pavimentos pelo menos, como se numa solução horizontal o museu passasse despercebido.
E me senti satisfeito com a comparação que fazia. A área útil do museu horizontal que acabei de projetar corresponde a muitos andares de um museu comum, em que o espaço por andar seja mais ou menos 30 m por 12 m, por exemplo, com a vantagem de não precisar de elevador nem de escadas e, principalmente, da liberdade e da beleza que uma área maior permite.
O partido arquitetônico estava definido, e o teatro apareceu debruçado sobre a grande cobertura do museu. Cinco mil pessoas diante dele reunidas a assistirem, entusiasmadas, aos grandes espetáculos que o teatro polivalente que imaginei possibilita.
Volto à prancheta. Olho este grande museu horizontal que projetei e sinto que a construção é tão simples e econômica que fazê-los maiores, quase monumentais, não será tão difícil.
Tenho a certeza de que o museu de Valparaiso, no Chile, pela sua originalidade e beleza, será um dos museus mais importantes do país." *1
*1 NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.24