Obra / Arquitetura

ITAIPU BINACIONAL - SEDE PARAGUAIA
Ano: 2005
Local: Ciudad del Este
País: Paraguai
Descrição:

"A sede administrativa paraguaia da usina de Hidroelétrica de Itaipu foi projetada sobre um grande platô de 300 x 200 m, onde foral implantados os três prédios deste conjunto: Edifício Sede, Centro de Treinamento e Teatro, interligados na superfície superior por marquise de linhas sinuosas.

Esse platô resulta numa grande praça onde o espelho d'água a enriquece plasticamente. Ela é circundada por vista viária que conduz, na sua chegada, os funcionários e visitantes aos estacionamentos enterrados - um com seis metros de altura para 22 ônibus e outro com três metros de altura para cerca de 500 carros. Nesse subsolo encontram-se também a Central de Utilidades geradoras das instalações necessárias ao funcionamento do conjunto e duas galerias, a de pedestres e a de instalações que ligam os prédios aos estacionamentos.
Por sua vez, o Edifício Sede abriga as áreas destinadas ao corpo administrativo e técnico da empresa, com população prevista de 800 funcionários. Prédio circular de 30 m de diâmetro, 120 m de altura com 26 pavimentos acima da praça mais dois enterrados e fachada integral em vidro interrompida no nível intermediário.
As circulações, os compartimentos básicos e os elementos estruturais de apoio estão localizados no núcleo da circunferência, liberando assim os espaços junto à fachada para disposição dos escritórios. O último pavimento abrigará um restaurante giratório de 500 m2 que atenderá tanto funcionários quanto turistas, com circulação vertical exclusiva.
O segundo prédio do conjunto, o Centro de Treinamento, tem como objetivo a atualização profissional dos funcionários. Possui forma circular de 48 m de diâmetro, um pavimento e fachada integral de vidro. Foi implantado a 60 cm acima do piso da praça para acentuar a leveza visual desejada.
Internamente no seu núcleo, instala-se a Videoconferência, em seguida as áreas de apoio e, junto à fachada, os locais de uso prolongado dos ocupantes. Foram previstas divisórias móveis entre as salas que permitirão agrupá-las quando necessário, flexibilizando dessa forma a utilização dos espaços.
E, concluindo o conjunto, sobressai a terceira edificação, o Teatro, com capacidade para 970 pessoas sentadas, com cobertura em casca de concreto e dois pavimentos, situando-se no nível da praça com acesso ao foyer e no nível do estacionamento enterrado de veículos com acesso ao hall através da galeria de pedestres. Esse teatro, que também pode servir de auditório, foi localizado na borda do platô onde o terreno começa seu declive rumo ao rio Paraná, e a platéia projetada sobre essa topografia tem aproveitamento natural do sítio. As fachadas lateraise a do fundo do palco têm fechamentos  em vidro que permitirão ao espectador sentado na platéia a visualização da hidroelétrica e da sede da margem esquerda. As cabines de projeção ficam suspensas, acima do foyer, incorporadas ao forro falso."  *1
 
 
*1 NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.32