"A previsão do sambódromo e das festas do forró no mesmo local obrigou-me a conhecer melhor essas festas características do nordeste.
Explicaram-me que, de um modo geral, essas festas ocorrem num espaço com uma grande cobertura circular. A orquestra no centro, num palco elevado, eo povo a dançar em volta animadamente.
Os pontos de apoio - que chamam de barracas - são pequenas áreas também circulares, cobertas, onde comidas e bebidas são servidas em pequenas mesas espalhadas eplo recinto. E é nesse vaivém das barracaspara o salão de dança que a festa se realiza.
Informado sobre o programa do forró, procurei desenhar o conjunto desejado. Uma arquibancada toda pré-fabricada, a ser construída por etapas, acompanha a pista do desfile prevista para 300 m de comprimento. A 5 m de altura dessa arquibancada fica localizado um grande salão independente, onde estão os camarotes, bares, sanitários etc., ligado por uma larga rampa ao forró.
A construção do conjunto, todo pré-fabricado, pode ser concluída em 150 dias. Com relação à arquitetura, a maquete mostra como é simples a construção e como foi mantida a monumentalidade que um projeto dessa ordem reclama." *1
*1 NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.58.