"Este projeto será, sem dúvida, a obra arquitetônica, sob o ponto de vista estrutural, mais importante de Brasília. Ela marca, com seu vão de 100 m, abrigando cerca de 40.000 pessoas, o avanço técnico da nossa arquitetura.
Ela inclui no mesmo conjunto duas grandes cúpulas - uma destinada ao anfiteatro e outra, a um circo. Disciplinando tal conjunto e servindo de acesso0 a essas cúpulas, uma placa com 20 m de largura e 100 m de comprimento foi prevista.
No grande arco, elemento principal do complexo, onde serão realizados espetáculos populares, está projetado um enorme palco com 50 m de comprimento e 20 m de largura, seguido dos camarins indispensáveis . Junto ao anfiteatro estão previstos, além dos sanitários, serviços de segurança e assistência médica (salas de exame, raio x, descanso etc.).
Quanto à visibilidade, para o palco adotamos a altura de 1,80 m, medida fixada normalmente para os grandes espetáculos populares.
É possível que o arrojo da estrutura projetada, a leveza que a arquitetura criou, superem - o que não foi nosso objetivo - alguns recordes até hoje alcançados pela técnica do concreto armado.
Eis a explicação que podemos dar, apoiados nos dados técnicos fornecidos por nosso colega, o engenheiro José Carlos Sussekind, responsável pela estrutura." *1
*1 NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.56.