Oscar Niemeyer / Vida

1996

Projeta o Monumento Eldorado Memória, doado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Recebe o Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, por ocasião da VI Mostra Internacional de Arquitetura. No Pavilhão do Brasil, é realizada uma exposição sobre sua obra.

1997

Inicia os estudos para o Caminho Niemeyer, de Niterói.

1998

No Pavilhão Manuel da Nóbrega, do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, é realizada a exposição retrospectiva sobre sua obra, “Oscar Niemeyer 90 anos”. Recebe a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (Instituto Real dos Arquitetos Britânicos) – RIBA. É publicada a edição brasileira do livro Oscar Niemeyer: poeta da arquitetura, de Jean Petit. Publica, no Brasil, o livro de memórias As curvas do tempo.

1999

Projeta, entre outros, o novo teatro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e o Setor Cultural de Brasília. Publica, no Brasil, Diante do nada, sua primeira obra de ficção. É lançada, na França, pela editora Gallimard, Les curves du temps, edição francesa de seu livro de memórias. Realiza-se, no MAC de Niterói, a exposição “Escultura”, de Oscar Niemeyer. No Rio de Janeiro, é montada a exposição “Oscar Niemeyer 90 anos”, a qual segue depois para Buenos Aires e Brasília. É lançado o documentário Oscar Niemeyer, um arquiteto engajado em seu século, do cineasta belga Marc-Henri Wajnberg.